Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas. As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam (Ct 8: 6-7; Fiel).

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Sim, maquiagem! (Norma Braga)


Já escrevi brevemente sobre maquiagem aqui. Aproveitando que estou empolgada por ter falado às mulheres na Conferência Fiel, será divertido voltar ao assunto!

Esses dias, ouvi uma pregação em inglês do pr. Paul Washer sobre esposas - muito boa, recomendo! - em que ele faz uma brincadeira. Perguntaram-lhe se usar maquiagem era pecado, e ele respondeu: "Para algumas mulheres, não usar maquiagem é que é pecado!"

Importante: se você tem dúvidas sobre isso - se usar maquiagem é pecado - , pare tudo e leia o artigo excelente da minha amiga Elizabeth Portela sobre o uso de cosméticos e enfeites femininos. Esse texto lhe dará uma boa base bíblica para compreender o desejo de Deus para nós (em passagens como 1 Timóteo 2.9-10 e 1 Pedro 3.3-6) e evitar o triste extremo de abster-se de enfeites (ascetismo).

Na verdade, em resposta à pergunta, eu diria para todas as mulheres (não só algumas) que é um desperdício não aproveitar as benesses desse instrumento maravilhoso da graça de Deus que é a maquiagem. Somos pecadoras, e um dos efeitos do pecado é que nossa pele não é perfeita. A maquiagem pode não só cobrir olheiras e uniformizar a cor do rosto, mas também realçar nossos olhos ou nossa boca, devolver-nos uma corzinha "de saúde" nas bochechas, aumentar nossos cílios(os meus são quase inexistentes sem rímel) e, em geral, nos ajudar a enxergar melhor nossa beleza feminina.

Mas meu objetivo aqui não é ministrar um curso de automaquiagem - aprendi a me maquiar na internet, aliás -, e sim ir um pouco mais fundo na questão. Há mulheres que não se maquiam nem se arrumam, mas desprezam o aspecto estético em relação ao próprio corpo. Eu era uma dessas mulheres antes de me converter - e Deus iniciou em mim um processo longo de descoberta da minha feminilidade, um processo que incluiu o uso de roupas bonitas e cosméticos. Queria passar para vocês aqui um pouco do que aprendi: que não usar maquiagem pode apontar para vários pecados reais na sua vida, como apontava na minha.

Deixe-me ver... Por que você não usa maquiagem?

1. Você não se acha bonita

2. Você não se importa com a imagem que passa aos outros, incluindo seu marido

3. Você acalenta uma ideologia que exalta o "natural" e o "espontâneo"

4. Você acredita que a beleza exterior é um luxo desnecessário

5. Você tem medo de ficar bonita porque isso desviaria a atenção de quem você é interiormente

6. Você tem medo de ficar bonita porque isso chamaria a atenção dos homens e a tornaria vulnerável

Em uma postagem futura, vou abranger com mais detalhes cada um desses motivos. Aguardem! 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...