Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas. As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam (Ct 8: 6-7; Fiel).

sábado, 12 de outubro de 2013

Quem somos nós? - Cantares alheios (XX)

Ai, ai, ai…
imagesContos de fadas, castelos em reinos distantes, sapos que se transformam em príncipes, o primeiro beijo encantado, bruxas más envenenadas em suas próprias maçãs… Virgindade era uma personagem que não aparecia nessas histórias… E todos os finais eram felizes.

Um mundo de fantasias ou realidade? Será que essa imaginação era só na nossa infância ou de fato a levamos para o mundo adulto com a esperança em amor eterno, fiel e verdadeiro? E os cafajestes que tentamos transformar em homens melhores?

E o século 21 com todos os obstáculos? Dá para ser princesa ou assumimos o papel de guerreiras? Luta pela nossa própria vida e não ao casamento forçado como a ruivinha do Valente? Ou a ambivalência de uma princesa lutadora de dia que se transforma numa ogrinha carente, verde e delicada à noite que sonha que seu príncipe encantado mate o dragão e quebre seu feitiço? Será que queremos mesmo essa quebra de feitiços e sonhos planejados quando acordadas? Ou é mais desafiador encarar a realidade, mas daí vem a TPM e coloca o medo acima de tudo fazendo tudo impossível de ser alcançado?
cinderela
Realidade ou ficção? E o tal segredo quando diz que basta mentalizar o que desejamos que o universo conspira a nosso favor? E se não pensarmos nos detalhes e a pitadinha de ciúmes vier na realidade vestido de um maníaco depressivo e possessivo e no final terminarmos de mãos dadas com a Tia Maria da Penha?

E a era dos 30 quando chega e a gente não arruma casamento? E quando a gente arruma um amor, mas ele quer apenas juntar as trouxinhas? E se o pântano for mais divertido que o castelo em far far away? E se gostarmos mais de caçar na floresta e seguir Robin Wood em vez de administrar xícaras e bules falantes e conversar com passarinhos… Só para esperarmos lindas e maravilhosas nossos reis vindos da guerra diária?

Quem somos nós? Princesas encantadas ou mulheres de verdade?
4215116403-imagine-princesas-dos-contos-de-fadas-com-problemas-da-vida-real-uma-artista-criou-uma-serie-pensand
Ou as duas coisas? Ou merecemos uma vida de princesa por enfrentarmos o cotidiano de salto alto e com a mágica de sermos filhas, irmãs, amigas, esposas, amantes, mães, profissionais, estudantes e mulheres… Tudo ao mesmo tempo?

É vergonha sonhar com uma vida encantada? Ou é colorido? E a paixão e o amor eternos? Duram para sempre? Ou o sempre é subjetivo e pode durar uma noite? E se durar um olhar?

E a tal virgindade? Deve ser a protagonista de nossas vidas, ou os valores morais? Em contos de fadas, existem valores morais? E se quisermos ser as bruxas más? Qual é o problema? E se não formos, como enfrentá-las? E se a tal bruxa má for a nossa TPM ou o desespero de não conseguir vestir a fantasia da mulher perfeita para casar?

Quem somos nós?
EU sou alguem

Quem é você?

O que você quer ser?
quem_somos_nos
E se você não for? Vai se frustrar ou continuar sonhando?

E se nossos príncipes não atenderem as nossas expectativas? E se optarmos pelos lobos maus? E se quisermos princesas? E se não gostarmos de vestidos brilhantes e sim de calças jeans básicas?

E a beleza atemporal? Serve para nós também? E se o espelho não for nosso melhor amigo? E se ele for apaixonado e não nos deixar sair lindas numa balada? E se ele quebrar? E se ele distorcer a realidade?

Quem somos nós? O que devemos nos tornar? Por que? Quando? E os nossos corações?

E o momento único de estar sozinha? Nos chamam de encalhada, mas a Pequena Sereia tinha um oceano inteiro a desvendar… E se gostarmos de peixes e não de tubarões ferozes? E se não quisermos ser princesas? E se quisermos ser simplesmente mulheres?

Quem somos nós?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...