Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas. As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam (Ct 8: 6-7; Fiel).

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A Aliança da Felicidade - Cantares da Felicidade (XVI)

Nas alianças está escrito a resposta da noiva...
Bem-aventurado o povo que conhece o som festivo;
andará, ó Senhor, na luz da tua face.
Sl 89:15

Ó, Senhor! Agarro-me à Aliança pré-anunciada desde o início da Criação aos nossos primeiros pais, Aliança para qual chamaste Noé e sua família. A Aliança que revelaste e firmaste finalmente com Abraão. É nela que eu me seguro, porque nela, somente nela, há felicidade e bem-aventurança. Esta mesma Aliança fizeste com teu povo no Sinai com Moisés quando nos foi entregue as leis em tábuas de pedra. E, agora, ó Senhor Deus Todo-Poderoso, por causa dessa Aliança Eterna, prometera a Davi um reinado para todo o sempre.

Desconhecem os povos a verdadeira felicidade: a Aliança que há antes mesmo que os céus e a terra, obras da Sua mão, viessem a existir. Na eternidade, chamou o Seu Filho Jesus e com Ele fez uma Aliança, a Aliança que depois seu Filho mesmo revelou aos homens. A Aliança não foi feita comigo, porque eu não estava lá (Tt 1:2). Portanto, havia na eternidade o Senhor do Povo, o Cabeça da Igreja e foi com Ele que se firmou a promessa da vida eterna a todos quanto o Senhor chamou, a saber, a Igreja! Muito antes de haver o Céu e o Inferno, houve a Aliança com aquele que foi e já era e é o Representante e a Primícia da sua Igreja!

Estávamos todos nós lá! Naquele tempo antes do Tempo, ali já representados naquele que escolhia nos amar até o fim e se entregar para que a Promessa do Pai não falhasse. Assim, Raabe se revoltou e a História por trás da nossa história teve o seu início decretado (é aqui o princípio do mundo como conseguimos concebê-lo): o Senhor dividiu o Mar pela sua força; quebrou a cabeça dos Monstros das águas e, finalmente, seu Espírito pairou sobre aquelas águas...

Esta é a Aliança a ser anunciada a todos os povos: “Eu sou o seu Deus e o Deus de seus filhos”! A Aliança estabelecida com Abraão, Moisés e Davi. A Aliança Eterna no Cordeiro sacrificado na fundação deste mundo conforme o conseguimos conceber – o Cordeiro sacrificado para garantir a Aliança a todos que se encontram escritos no Livro da Vida! E esta tão maravilhosa Aliança é como música aos meus ouvidos, é o som festivo para o seu povo, ó Senhor, o povo que conhece a face de Deus! E o que podemos responder? Diante desta tão inefável Aliança, só há uma única resposta a ser dada pela Noiva de Jesus: אֲנִי לְדֹודִי וְדֹודִי לִי (Eu pertenço ao meu amado e meu amado me pertence) Cantares 6:2

Ouça o belíssimo Salmo 89 na voz de Cid Moreira (NTLH):

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...