Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas. As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam (Ct 8: 6-7; Fiel).

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Bibliotheca - Cantares para ela mesma (XVI)


Para Lucila Ribas

Teu corpo de femininas folhas infindas
convida-me sempre à página seguinte...

Teu corpo retém os poemas de Dante:
Beatrice levando-me pela mão adiante.

Teu corpo, peça interminável da Odisseia:
Penélope fiel recosendo o tempo à espera.

Teu corpo, assim que te descrevo, logo ouço:
“Louco! Não há essa tal Donzela del Toboso”!

Teu corpo, da taça do teu umbigo, transborda tragédias:
Marguerite que jaza ao Mal do Século entre suas camélias.

Teu corpo, enciclopédia de tantas personagens femininas:
Catherine, Annabel, Nastácia, Capitu e até Ana Karenina!

Teu corpo é Index Librorum Prohibitorum e nele eu leio
Lolita escandalosa de flor ainda em botão daquele seio.

Teu corpo é texto eterno que se deita sobre mim em aberto:
De Ramsey e Mitsuko a Ana Terra e Macabéa, todas decerto!

Teu corpo de páginas marcadas em alto relevo:
Diadorim morrendo sem revelar aquele segredo!

Teu corpo de letras mágicas é um chamado à aventura:
Wendy, Emília e Alice presas na tez desta tua tessitura!

Teu corpo, contudo, não oculta teus rasgos e rasuras:
Engraçadinha e Doroteia atiçando-me descomposturas!

Teu corpo é minha ardilosa bibliotheca em labirinto:
O nome da Rosa que 'inda hoje não me é conhecido!

Teu corpo fecundo de cirandas e lendas:
A Pandora que atordoa com suas oferendas!

Teu corpo irrompe à força das minhas mãos: és meu livro
Onde só eu leio o que nunca por outros já fora antes visto! 

F.R.

3 comentários:

Casal 20 disse...

Amor,obrigada! Estava com saudades dos seus versos...Sou teu livro. Só tu lês o que nunca outros viram...Amo-te,Lu

Mariani Lima disse...

Q fofis esse amor e que lindos versos!!! Tantas musas reunidas em uma só! Parabéns meus amigos pelo amor de vcs e parabéns Fábio por tão lindo poema.
Abração!

CORAÇÃO QUE PULSA disse...

LINDO!!!

Que este "LIVRO" nunca deixe de ser lido...mesmo que você conheça cada vírgula, cada ponto, cada parágrafo, cada ponto e vírgula...mesmo que já o tenha decorado.Que ele sempre seja novo cada vez que for aberto.
Clélia2012

FELICIDADES MIL!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...