Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas. As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam (Ct 8: 6-7; Fiel).

segunda-feira, 5 de março de 2012

Norma Braga - Semana Internacional da Mulher!

Banner feito por Adriano Canuto
Dia 8 comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Então, o Blog Casal 20 planejou estender o Dia para uma semana de homenagem, selecionando (dificílimo e injusto, sei) seis mulheres que, de alguma forma, admiramos e apoiamos na luta em que se encontram envolvidas. Ao selecioná-las, o que nos salta aos olhos é que elas talvez sejam bem diferentes entre si. O que revela a riqueza da mulher no mundo das ideias, dos textos, das palavras e das batalhas que defendem. 

Inauguramos esta nossa série com a Norma Braga. Cada dia, uma mulher. A ideia é trazer algum texto que represente um pouco daquilo que admiramos nestas mulheres. Então, chega de conversa, porque a palavra é delas.  

24 Outubro 2007

Abortem-se os pobres

Uma falácia leva a outra. Primeiro, começaram a dizer que a maior causa da violência é a pobreza. Ou seja, colocaram todos os pobres no mesmo saco, honesto com bandido, e insultaram os honestos. (Isso é coisa de quem não anda com moradores de favela. Quem tem amigos na favela sabe o quanto Deus é democrático em distribuir beleza, coração generoso, dons e talentos em todos os meios sociais.)

- Não julguem as pessoas com base em seu meio social! - tenho vontade de gritar.

Agora, valendo-se de uma tese ridícula dos autores de Freakonomics, andam dizendo que uma das medidas urgentes contra a violência é a legalização do aborto. Declarações tão absurdas como essa começam a pulular por aí com a carinha lisa da sonsice. Depois nós, conservadores, é que somos nazistas e fascistas... O determinismo implícito nessa tese “nasceu pobre, vira bandido” é tão ultrajante que nem tenho vontade de comentar.

Apenas imagino a seguinte cena: uma moradora de favela, grávida, encontra um político famoso. Segue-se o diálogo.

- Ih, minha filha, você está grávida, é?

- Estou... - responde ela, olhando para a barriga.

- E agora? Não se precaveu, né.

- É verdade. Mas eu quero ter ele.

- Você vai deixar nascer???

- Vou!

- Não acredito. Minha filha, pensa bem! Você é pobre!

- Sou pobre, mas vou lutar para cuidar do meu filho.

- Não, você não está entendendo. Você é pobre. Pooooooobre! Você mora na faveeeeeeela! Você já olhou em volta? Já percebeu quantas mulheres à sua volta estão tendo filhos sem parar? Esse monte de crianças poooooooobres, depois, vão crescer e descer para assaltar o povo do asfalto, que tem pouco filho – um, dois, no máximo – e não precisa roubar para sobreviver. Está entendendo, minha filha?

- Mas que absurdo! Como é que você tem tanta certeza de que meu filho vai virar bandido?

- (Olha para cima, perdendo a paciência.) Como eu posso ter certeza? Ora, minha filha! O homem é produto do meio! Onde você mora é uma fábrica de produzir marginal!

Ela arregala os olhos, incrédula. Antes de ir embora, o político famoso aponta dramaticamente para a barriga e vocifera:

- Livre-se desse monstro o quanto antes!!!

3 comentários:

Evanir disse...

Li com muita atenção sua postagem chegou doer na alma.
A verdade nua e crua da vida de quem mora na favela.
Nem sempre quem mora na favela é criminoso ou vagabundo.
Quantas e quantas familias honesta sem opção de outro lugar para morar tumultua em altos morros numa
favela ..
Essa é a realidade triste e quando perdem o pouco que tem com chuvas vai morar nos abrigos provisórios .
O provisório que dura anos o tal provisório.
Quando alguns conseguem ir para uma casa feita de areia pura começa a rachar tudo como esta acontecendo na minha cidade.
Foi uma postagem excelente amiga levantou um assunto polemico infelizmente real .
Linda semana amiga beijos no coração.
Evanir..

Norma disse...

Puxa, só hoje que vi! Que lindos, vocês!

Deus abençoe cada vez mais essa família que pertence a Ele!

Grande beijo!

Casal 20 disse...

Parabéns, Norma! Temos aprendido muito com você. Abraços sempre afetuosos, minha amiga.

Fábio.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...