Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas. As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam (Ct 8: 6-7; Fiel).

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O sumo-sacerdote - Cantares da Felicidade (XIII)


Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes e fazes chegar a ti, 
para que habite em teus átrios; 
nós seremos satisfeitos da bondade da tua casa 
e do teu santo templo.
Sl 65:4 (Salmo de Davi; Fiel) 


Rei Davi, posso mesmo te ver nesse êxtase sagrado pelo dia mais importante do calendário do teu povo: o Dia da Expiação. Teus olhos maravilhados pela beleza do Senhor, que o impele apaixonadamente, então, a construir a Casa de Deus, um Templo que Lhe fosse digno. Mas não podes, Davi. Tuas mãos sujas de sangue, tua ferocidade, tua beligerância, tua responsabilidade nisso tudo que foi a definição das fronteiras de Israel e também os planos da Soberania Divina lhe tiraram esse projeto das suas mãos. 

Toda cena abaixo, portanto, será sempre vista por ti ocorrendo na Tenda do Tabernáculo armada na cidade de Jerusalém. Vejo-te, Davi, do alto de sua glória real a acompanhar na sua imaginação o desenrolar dos detalhes que te encantam e inspiram...

Sabes que no dia de hoje, neste mês de outubro, toda a nação se reunirá e que o sumo-sacerdote se lavará e se vestirá com suas vestes de linho para a grande Festa; o sumo-sacerdote fará um sacrifício por si mesmo, imolando um touro como oferta pelos próprios pecados; então, ele entrará no Santo dos Santos e aspergirá a arca com sangue; ali, no Santo dos Santos, o sumo-sacerdote entrará descalço, cabeça baixa e voz alguma humana haverá - para Ti, o silêncio é um louvor; depois, ele lançará a sorte sobre dois bodes para que um desses animais, simbolicamente, “carregue os pecados do povo para o deserto, para fora do arraial” e o outro seja oferecido como oferta pelo pecado; novamente, o sumo-sacerdote asperge sobre a arca sangue; o ritual seguirá para fora da Tenda da Congregação com o sumo-sacerdote aspergindo sangue na parte de fora da Tenda; aspergirá o sangue sobre o altar principal e, enfim, ali o sumo-sacerdote confessará os pecados do povo e irá colocar a mão sobre a cabeça do bode que será enviado ao deserto; após a saída do bode ao deserto, o sumo-sacerdote trocará suas roupas de linho por roupas regulares e se lavará; encerrando o grande Dia da Expiação com holocaustos por si e pelo povo.

“Verdadeiramente felizes são os sumo-sacerdotes”, pensas consigo mesmo, não é Davi? “Felizes são esses homens escolhidos por Deus para entrar no Santo dos Santos”! "São homens eleitos pelo próprio Deus para entrar na presença dEle, diante da Arca da Aliança!"... “Ao menos, cabe a nós – ao Rei e ao povo – os benefícios da bondade que transborda da Casa de Deus e do Tabernáculo: o perdão e a misericórdia de Deus sobre todos nós!”... 

Davi, lembra-te, foi-lhe feita a promessa de uma posteridade, um descendente que sentará eternamente sobre o trono da realeza e ele conquistará essa felicidade, que agora é um privilégio concedido apenas aos sumo-sacerdotes (e, mesmo assim, correndo o risco de suas vidas serem exterminadas na presença de Deus se eles estiverem impuros!), que é a bem-aventurança de, por um único dia no ano, ter livre-acesso ao Santo dos Santos. Porém, Deus erguerá um Rei sumo-sacerdote perfeito, Davi, que, de uma vez por todas, conquistará para todo o povo de Deus a maior de todas as felicidades: desfrutar da comunhão com Deus no Lugar Santíssimo por todos os dias, para sempre e por toda eternidade!

2 comentários:

Antonio Rubilar B. Valente disse...

Olá amigos!!! Gostei do blog, bons textos e boa reflexão também.Já estou seguindo vcs! Sucesso!!!Abração, Rubi Valente, do blog BRASIL DA PENA.

Anônimo disse...

Labaredas de Fogo disse:

“Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei; que possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e aprender no seu templo.”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...