Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas. As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam (Ct 8: 6-7; Fiel).

terça-feira, 8 de novembro de 2011

João Calvino e a disputa em Genebra - Cantares sobre Cantares (VI)

Jaime Landmann cita o caso do teólogo francês Sebastian Chatillon (Castellio) para quem o poema teria sido escrito, sim, por Salomão, mas seria um poema lascivo, e não sagrado, que o rei teria composto para descrever "suas vergonhosas relações sexuais". Marvin Pope relata o caso dizendo que a posição de Castellio sobre o Cântico teria conduzido à ruptura a colaboração entre ele e Calvino na implantação da Reforma na Suiça, fazendo Genebra muito pequena para os dois. Por ocasião da partida de Castellio, Calvino publicou uma declaração na qual esclarecia que "nossa principal disputa dizia respeito ao Cântico dos Cânticos" (G. H. Cavalcanti).

Um comentário:

Juliana Hellen disse...

Oii! Achei legal o nome! Casal 20! rs
Gostei muito daqui, e se quiser retribuir a visita vai ser uma alegria!
Ah tb estou fazendo uma promoção de 1 kit template completo por R$20,00 até o dia 19. Se quiser mudar o design do seu blog, é só chamar! Beijos, fiquem com Deus :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...