Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas. As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam (Ct 8: 6-7; Fiel).

quinta-feira, 3 de março de 2011

Meme Literário


Recebemos esse meme da Regina, e foi um desafio chegar a um consenso e... não chegamos! A sensação de adultério literário é terrível! Sentimo-nos traindo vários escritores que amamos, mas a proposta é limitarmo-nos, então, um retrato de agora:



1 - Existe um livro que você leria várias vezes sem se cansar? Qual? E Por quê?

Resposta: A Bíblia (especialmente, Jó, o Evangelho segundo João e a carta de Paulo aos Romanos). Estes, especialmente, porque são livros profundamente ligados às minhas áreas de interesse: teologia, filosofia, hermenêutica, exegese, psicologia, história e literatura.


2 - Se pudesse escolher apenas um livro para ler o resto de sua vida qual seria?

Resposta: Carta aos Romanos, livro sublime!

3 - Indique três dos seus livros favoritos.

Resposta:

a) A Bíblia;

b) “Verdade Absoluta”, Nancy Pearcey;

c) “O Deus do sexo”, Peter Jones.




1 - Existe um livro que você leria várias vezes sem se cansar? Qual? E Por quê?

Resposta: Bem, além da Bíblia, que é a Palavra de Deus para a minha vida, tenho lido muitos artigos na internet, mas uma referência é o livro “O que estão fazendo com a igreja?”, do Rev. Augustus Nicodemus.

2 - Se pudesse escolher apenas um livro para ler o resto de sua vida qual seria?

Resposta: Carta aos Romanos, leria e leria e leria... Além desse, todos os textos escritos pelo meu marido, amo-os!

3 - Indique três dos seus livros favoritos.

Resposta:

a) A Bíblia;

b) “Riqueza em vasos de barro”, Nancy George;

c) “Pão diário” (devocional).


Bem, sofremos! Então não queremos sofrer sozinhos. Enviamos o meme para:


Carla


Ligian


Samir


Bibiana




Mas o que é um meme?

Como tudo para nós é novo na Blogosfera, sempre corremos atrás para entender melhor a origem daquilo que nos é mandado, por exemplo, o selo, que resultou no texto explicativo escrito pela .

Agora, foi a vez do "meme". O que é isso? Pesquisa vai, pesquisa vem e descobrimos que alguns blogueiros acham o meme algo extremamente irritante (rsrsrsrsrs). Bem, eu já acho uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais os blogueiros com os quais nos relacionamos e, além disso, um lúdico momento de descontração.

Mas o que disse acima não explica o que é o "meme". Achei uma graça quando lemos que o meme está associado ao Richard Dawkins, isso mesmo, a velha raposa estérica que lança ao ar seus punhos cerrados contra Deus a quem ele diz: "Você não existe e eu preciso acreditar nisso"! (rsrsrs) Ele desenvolveu a teoria memética (lembra a Meméia das histórias do Tio Patinhas, não?), que defende a transmissão de conhecimento comportamental de uma geração à outra de genes. Veja bem: transmissão de conhecimento comportamental e não intelectual.

Assim, a utilização pelos blogueiros dos memes já é um afastamento de Dawkins. Porque o que se pretende nos blogs é transmitir conhecimento intelectual via linguagem: compartilhar aprendizado. Realmente, bem diferente do que sonha Dawkins para os genes. 

Meme - Gostei muito e espero que aqueles a quem eu estou repassando o meme não sejam desses "irritados" com a brincadeira. 

Abraços sempre afetuosos. 

6 comentários:

Regina Farias disse...

Fábio

Muito legal!

Também curto muito essa coisa lúdica, leve, essa comunicação em forma de brincadeira.

E desses livros que vcs citam só "conheço" a bíblia :)

E que foto é aquela da Lu? Meu irmão, agora eu sei o que o fez se apaixonar (certamente à primeira vista) Também pudera, um olhar desses, digo, uns olhos desses! :)

Mas, como diz minha amiga Dri, sou hetero rsss

Enfim, que sofrimento agradável, não? Tanto que a gente já corre pra compartilhar he he

Ah, também gostei do jeito que vc explica sobre meme. Tentei fazer isso lá no meu blog, mas o máximo que pude foi copiar, que vergonha ih ih

Meu carinho,

R.

Casal 20 disse...

Regina, gostei muito do meme.

Oportunidade de falarmos de coisas mais pessoais e informais, e não menos importantes para cada um de nós.

Ah! Uma gata mesmo essa minha esposa! Da maneira que ela surge na tela do laptop, eu falei para ela que essa foto parecia até uma diva saindo das águas.

Re, sobre o Deus do sexo eu postei aí embaixo uma resenha sobre o livro. A resenha é longa, mas é uma ótima introdução às idéias apresentadas para quem ainda não leu (e com direito à link para compra).

Abraços sempre afetuosos.

disse...

Eu tenho esta explicação do meme no meu blog,olhe: http://mulheresabias.blogspot.com/2011/01/amana-me-indicou-para-responder-esse.html
Esta nos comentários, tive que explicar pois maninho não sabia o que era. rsss
Escuta meu casal abençoados, a Re recebeu da mesma pessoa que eu recebi também e agora estou recebendo de ti. Uau que legal! postarei só no sábado . Eu amo vcs demais. Obrigada de coração. Paz e fiquem com Deus!
Ah, realmente a Lu esta arrasando nesta foto heim, Deus seja louvadooooo!

Casal 20 disse...

Rô, quer dizer que você é a nossa "consultora para assuntos virtuais de blog e internet". Olha que isso revela em você dois dons: dom de mestre e, pela paciência em nos explicar, dom de misericórdia (rsrsrs).

Obrigado, Rô.

Abraços sempre afetuosos.

Casal 20 disse...

Oiii RÔ e Rê! Muito obrigada pelos elogios...

Abraços, com carinho,
Lucila

Ligian disse...

Achei legal e árdua a tarefa de responder, tendo em vista que amo ler e acho triste ter que escolher!!
Dêem uma olhada!
Bjim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...