Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas. As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam (Ct 8: 6-7; Fiel).

quinta-feira, 10 de março de 2011

As receitas que ela fez para nós (I)

Após dois anos sem nos visitar pelos lados de cá, minha mãe resolveu nos presentear com a presença dela neste carnaval. Foram dois anos de ausência por várias razões. Como morávamos na aldeia indígena, nossa vida era muito instável para recebê-la aqui, além disso, minha mãe passou por um tratamento de saúde intensivo no ano passado e não podia andar de ônibus (na nossa pequenina cidade, só há aeroporto para pequenos aviões).

Esta visita de mamãe foi muito importante para minhas meninas, porque elas estavam morrendo de saudade dela, mas, principalmente, porque queriam mostrar a casa para a vovó. Ah!!! Foi um chamego só e sempre recheado de especialidades da culinária, que a Lu solicitou que minha mãe ensinasse para ela: foi um intensivão com direito até a certificado de qualidade (rsrsrsrs).

Sei que estas receitas serão compartilhadas aqui no blog, mas por enquanto deixo essa deliciosa foto abaixo - quibe frito, arroz com lentilhas (com cobertura de cebolas fritas) e um delicioso tabule.



Antes dela ir embora, para comemoramos uma semana de culinária à "la mama" (cuzcuz de tapioca, bolo de mandioca, camarão ao catupiry, camarão que ela trouxe especialmente de Brasília, e capeletti), oferecemos também um maravilhoso prato que eu o chamo de "Ribanana": 


"Ribanana" (ingredientes): bananas-prata bem maduras (duas ou três por pessoa); 1 mostarda preparada com molho curry; queijo fatiado; presunto fatiado; 1 creme de leite; manjericão; queijo ralado e um pouco de leite.

Modo de fazer: Misture a mostarda ao creme de leite e molhe cada banana nesse molho; envolva cada banana numa fatia de presunto e depois numa fatia de queijo e, então, vá colocando cada uma delas na forma (veja a foto); quando a forma estiver completa, espalhe sobre as bananas o manjericão (sem dó); polvilhe o queijo ralado sobre todas as bananas (sem dó); por fim, despeje um pouco de leite entre as bananas para dar aquele caldinho gostoso. Leve ao forno (pré-aquecido) até começar a borbulhar.

Antes de se deliciar com esse prato tão gostoso e exótico,  ore à mesa, agradecendo a Deus pelas bençãos materias e espirituais que Ele tem derramado com abundância sobre a sua família. 

Abraços sempre afetuosos.



4 comentários:

disse...

Caramba, deu até fome. rsss
Que legal sua família reunida, tudo de bom né meu amigo?? Deus os abençoe sempre. Sua mãe é lindona hein. Paz1

Lucila disse...

Ai, que delícia!
Dá água na boca só de olhar...que banquete!
E a Dona Leila então,está muito bonita.Sempre muito risonha!
Que Bênção!Parabéns e Felicidades para a vossa família.

Ligian disse...

Minha mãe tb esteve em casa, mas nem deu pra curtir direito porque ela ficou com os meninos em BH enquanto eu ia pra Roraima!!! Mesmo assim, foi tudo de bom!! Mãe é uma coisa linda na nossa vida, né?! E parece que todas cozinham bem (eu sou a que quebra essa regra!!)!!
Bjim!!

Casal 20 disse...

Ligian, bom tê-la de volta!

Abraços sempre afetuosos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...